Imagine quantos consumidores esperam por você.
A Otimização de Sites consiste em um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento nos resultados dos mecanismos de buscas.

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Vamos mostrar aqui as vantagens e desvantagens quando é pensado em uma campanha com links patrocinados.

Para mostrar, vamos pegar uma campanha real de uma empresa real, com os dados de anúncios mensais de publicidade com links patrocinados).

Ao analisarmos a tabela, vamos explorá-la para pontuar algumas conclusões.

Observe que a quantidade de cliques nos links patrocinados foi relativamente alta para o período de publicidade, num total de 6.248 cliques. A primeira coluna mostra o período de um mês para esse tipo de publicidade. A campanha chegou a ter mais de 3.300 cliques num único mês.

A tabela seguinte é a quantidade de impressões que foram registradas através dos termos de busca relacionados ao negócio da empresa. Relacionando a quantidade de impressões com a quantidade de cliques, observe que a quantidade de cliques equivale a 0,61% das visualizações, no total.

Isto reflete a porcentagem de interesse nesse tipo de link. A cada duas mil pessoas que buscam pelos termos-chave relacionados, aproximadamente uma clica no link da empresa.

A próxima tabela é o quanto custa cada clique no link. Observando atentamente, verifica-se que o custo é relativamente baixo, dada a limitação do valor para cada clique.

Este valor reduzido implica que a campanha conseguiu colocar a publicidade na primeira página, mas sua posição ficou conforme mostra a tabela a seguir.

Ou seja, a campanha em links patrocinados colocou a empresa entre as posições 4 e 5 na primeira página. Até aí tudo parece normal, mas um olhar mais atento revela um outro dado importante, o custo de tudo isso.

Não estamos aqui relacionando os dados de custo com a geração de negócios advindas da campanha, estamos apenas analisando o custo da campanha em links patrocinados.

Para ficar mais claro, essa última tabela revela o dado mais importante.

Foram gastos quase dois mil reais em um único mês, mas poderia ser um valor muito maior caso houvesse uma opção da empresa. Com menos da medade desse valor por mês, seria suficiente para otimizar o site do porte do cliente em questão, com acompanhamento e manutenção mês a mês; com a diferença de que a otimização, talvez não gerasse tantos cliques no período, mas seria perene. Ou seja, se o cliente tivesse investido na otimização do seu site, esse custo seria amortizado a médio prazo.

Talvez este pensamento seja quase unânime, mas há muita gente que ainda não se deu conta de que o serviço de otimização de sites resulta em economia ao longo do tempo, sem contar que trabalha a imagem institucional da empresa, coisa que os links patrocinados não fazem.

Supondo que essa campanha continuasse, o cliente em foco gastaria aproximadamente vinte e três mil, setecentos e dezeseis reais e cinquenta e seis centavos por ano com os links patrocinados. Esse site é pequeno e os cliques são até relativamente baratos, se bem que a campanha realizada não o colocou entre os três primeiros nos links patrocinados.

Temos um outro cliente que está otimizando seu site que gasta aproximadamente quatro mil e quatrocentos reais por mês com links patrocinados.

Quando usar os links patrocinados?

Enquanto o site ainda não estiver otimizado. Quando se deseja comprar (no leilão do Google) palavras relacionadas ao negócio em si que ainda não aparecem na busca orgânica. Quando se deseja fazer uma campanha promocional de algum lançamento. Quando o site for muito novo e ainda não estiver na busca orgânica. Os links patrocinados servem exclusivamente para este fim.

Quando não usar links patrocinados?

Para manter um site indefinidamente nas buscas, embora o Google faça extensa campanha para que você permaneça indefinida.

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